Revista Biomassa BR: Pesquisadores desenvolveram estudo sobre carvão vegetal produzido a partir de Araucária angustifolia

Image

Pesquisa teve como foco trazer soluções para resíduos florestais na produção de bioenergia

Com o intuito de utilizar os resíduos da colheita e da indústria como fonte de energia, um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins produziu e caracterizou um carvão vegetal criado a partir de Araucária angustifolia. O estudo completo foi publicado na edição 47 da Revista Biomassa BR.

Na ocasião os pesquisadores analisaram o material de quatro árvores de um plantio seminal de 39 anos localizado na cidade de Palma Sola, em Santa Catarina. Foram analisadas desde características de massa, assim como como análise química e rendimento.


O Carvão Vegetal

Com o aumento do consumo de energia nos últimos anos alternativas vem sendo estudadas em prol de colaborar com as opções já pré estabelecidas como as usinas hidrelétricas.

Dentro da bioenergia, o carvão vegetal vem se destacando, uma vez que é fabricado a partir de biomassa, uma rica fonte energética brasileira.

O carvão vegetal tem suas propriedades estabelecidas de acordo com a sua matéria prima e por isso análises químicas imediatas são importantes para destacar o potencial do produto. Durante o estudo pelos pesquisadores de Tocantins, o carvão idealizado a partir da araucária passou por diversos processos de modo a detalhar os possíveis potenciais.


O Resultado da pesquisa


Vários dados foram analisados da madeira Araucária angutifolia durante a pesquisa, o que permitiu identificar que a mesma conta com uma massa específica básica média, ou seja, uma madeira leve e que sofre influência da idade e posição do seu tronco.

Já em relação ao seu rendimento gravimétrico os pesquisadores identificaram alterações durante o processo de carbonização e os teores voláteis como de carbono não foram suficientes para garantir um carvão de qualidade segundo os especialistas.

O estudo completo com os dados detalhados pode ser encontrado na edição 47 da Revista Biomassa BR através do link:
https://issuu.com/revistabiomassabr/docs/revista_biomassa_br_ed_47_low



O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: