Biomassa: Secagem de resíduo de pupunha para geração de energia foi tema de estudo

Image

Secador solar fez parte da pesquisa e mostrou bom desempenho

O processo de secagem para remoção da umidade é comum em diversos segmentos da indústria e questões que envolvem resíduos para geração de energia não é diferente.

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificou um bom desempenho do secador solar na agroindústria de palmito, onde 70% da biomassa colhida no campo é considerada resíduo.

No mercado atual existem diversos tipos de secadores, porém o solar vem se destacando devido grande economia de energia e também pelo fato que o mesmo é ideal para secar frutas e biomassa como o estudo propôs.

No caso do palmito, a bainha da pupunha apresenta um alto teor de umidade e sua secagem pode ser utilizada na geração de energia limpa.

Durante o estudo a eficiência de um secador solar passivo foi analisado no resíduo de pupunha in natura de forma a acompanhar as condições meteorológicas de umidade em relação ao ar, a temperatura da câmara de secagem e das condições de umidade em base úmida das bainhas.

Os resultados, segundo o estudo, foram bastante satisfatórios uma vez que a umidade do resíduo chegou a 22%. O trabalho completo desenvolvido pela UFPR pode ser acessado na edição online de número 47 da Revista Biomassa BR clicando aqui: https://issuu.com/revistabiomassabr/docs/revista_biomassa_br_ed_47_low.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: