Biogás: Estudo mostra potencial dos resíduos de frigoríficos na geração de eletricidade limpa no Tocantins

Image

Pesquisadores da UNITPAC desenvolveram um estudo de caso no município de Araguaína. Estudo completo está disponível da Revista Biomassa BR

A instalação de usinas de biogás está se tornando uma alternativa viável para a produção de eletricidade no Brasil.

Conhecida como a capital econômica do Tocantins, a cidade de Araguaína se destaca pelos vários setores da economia principalmente a pecuária. A instalação de usinas para utilizar os resíduos animais gerados a partir da produção de cabeças de gado no município está se tornando viável, não só pelo descarte correto, mas também por se tratar de uma nova oportunidade no que se diz respeito a produção de energia.

Um estudo desenvolvido pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) desenvolveu uma análise de caso cujo o objetivo foi coletar dados de abatedouros da região de modo a conhecer melhor o sistema de recuperação de energia e quantificar a quantidade de resíduos orgânicos produzidos por eles para fomentar a produção de biogás.

Uma estimativa criada pelo estudo de caso chegou ao importante potencial de produção de biogás através dos resíduos dos matadouros quantificado em 2.153.017 m³ por ano, o que equivale a produção de 3.074.508 kWh de eletricidade no mesmo período. Com o grande potencial, a pesquisa também teve como meta sugerir a construção de uma usina de biogás na região, a qual seria abastecida pelos resíduos fornecidos pelos frigoríficos.

"É possível concluir que o uso de resíduos de matadouros para produzir eletricidade é uma solução interessante para a gestão de resíduos na indústria de bovinos, reduzindo os custos de utilidades das empresas e os danos ambientais envolvidos" destaca o estudo.

A análise completa pode ser acessada na edição 48 online da Revista Biomassa BR.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: