Produtividade de sementes de cártamo foram estudadas para alavancar setor de biocombustíveis

Image

Óleo da semente é visto como um importante fator energético

As culturas energéticas estão ganhando cada vez mais destaque no setor biomassa energia do Brasil.

Com um grande potencial de gerar energia do óleo presente em suas sementes, a produção de cártamo vem sendo analisada pelos pesquisadores brasileiros de modo a alavancar ainda mais a produção de biocombustíveis.

A cultura de cártamo é conhecida mundialmente pelo fator energético e também por estudos em seu óleo direcionado a nutrição humana. No Brasil a planta vem sendo estudada para avaliar a sua adaptação ao país, além de torná-la uma importante alternativa na rotação dos cultivos e transformá-la em um possível cultivo rentável nas entre safras brasileiras.


Estudo: Semente foi estudada para viabilizar sua produção do país e favorecer produção de combustível renovável

Para alavancar ainda mais o crescimento e produtividade da planta no país, um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste) fez um experimento com a planta de modo a viabilizar a sua produção no Brasil e consequentemente colaborar com a produção de biocombustível.

Durante o estudo, o manejo adequado da semente foi considerado um dos elementos primordiais para o sucesso da produtividade do cultivo e dessa forma podendo ser definido ainda no começo do processo.

Segundo os pesquisadores, a pesquisa teve como objetivo avaliar a mecanização da semeadura em dos genotipos da planta e assim avaliar sua produção e crescimento até a colheita.

Dentre as conclusões ressaltadas pelos pesquisadores estiveram a altura da planta, o diâmetro do caule, o número de ramos principais entre outros.

“A produtividade de grãos foi maior em semeadura na profundidade de 4.5cm, enquanto que em relação ao fator pressão de roda compactadora” diz o estudo.

O artigo completo pode ser acessado na última edição da Revista Biomassa BR.


Fonte: Portal Biomassa BR

O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: