Uso de resíduo gerado na produção de fécula de mandioca pode ser utilizado na fabricação de microalgas

Image

Produção de biomassa pode ser importante alternativa para descarte correto

A fécula de mandioca, a qual é mundialmente conhecida, é um produto nobre e bastante utilizado. Porém apesar de extraordinário no ramo alimentício, a fécula também é responsável por desenvolver um resíduo líquido com grande potencial poluidor durante sua produção.

Para tentar sanar o problema e fazer um descarte correto do material, um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE) analisou o processo produtivo e inseriu o líquido na produção de microalga de gênero chorella.

A iniciativa teve como objetivo reaproveitar o resíduo para gerar energia limpa através de algas, uma vez que por ser rico em nutrientes, o liquido seria importante na produção da mesma. Durante a análise o cultivo recebeu opções diferentes e em uma delas o uso de bicarbonato de sódio também foi utilizado.

Dentre os resultados o uso de bicabornato sobre o efluente se mostrou positivo na produtividade segundo os pesquisadores e a possibilidade do uso do resíduo se tornou uma importante alternativa. O estudo completo pode ser acessado na edição 47 da Revista Biomassa BR.


Fonte: Portal BiomassaBR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: