Usina híbrida de biomassa e energia solar será instalada no Paraná

Image

Projeto visa produzir 5MW de energia limpa através de resíduos vegetais e painéis solares

Um projeto voltado para energia renovável prevê a instalação de uma usina híbrida em aterro no Paraná. Com a utilização de biomassa e energia solar através de painéis solares fotovoltaicos, o empreendimento renovável será instalado no aterro sanitário de Caximba, em Curitiba.

A usina será construída em parceria pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e a Prefeitura de Curitiba. O projeto conta com uma estrutura em forma de pirâmide e visa produzir 5 MW de energia.

De acordo com a Copel, os estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira já estão em andamento e devem ser finalizados em maio deste ano. Considerado um empreendimento público, a usina foi aprovada pela Chamada Pública 001/2019, publicada pela Copel, a qual teve como objetivo selecionar oportunidades de negócio para implantação de empreendimentos em geração distribuída de energia, nas modalidades previstas na Resolução Aneel nº 482/2012.

Segundo a companhia o investimento total da usina ficou orçado em 31,5 milhões de reais, os quais serão divididos entre a empresa e o município. Para a geração de energia através da biomassa serão utilizados resíduos das podas das árvores e também limpeza dos jardins da cidade.

Ainda de acordo com a prefeitura, a usina híbrida faz parte do programa Curitiba mais Energia, o qual foi criado no passado e tem seus recursos financiados pela Copel e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: