Produção de Biomassa é uma alternativa viável para gerar energia limpa no Brasil

Image

Evento que acontecerá em junho visa debater atual cenário do setor no país e fora dele

A produção de energia através dos resíduos agrícolas vem ultrapassando barreiras e encontrando soluções para diversificar a matriz energética brasileira. Com um potencial incrível para agricultura, o Brasil também é rico em recursos para a produção de energia limpa.

A biomassa gerada das fazendas é uma alternativa energeticamente viável para os especialistas. Além de permitir uma destinação correta dos resíduos, também favorece a troca de combustíveis fósseis por alternativas renováveis, o que diminui o impacto ambiental.

A bioenergia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pode ser gerada a partir de qualquer matéria orgânica e pode ser tanto de resíduos agrícolas, como também resíduos urbanos e industriais.


Quais produtos vegetais contam grande potencial energético?

Vários resíduos agrícolas podem ser utilizados para gerar energia como cascas de frutos e árvores, palhas, bagaços entre outros. Os mais conhecidos são o Bagaço e a Palha da Cana de Açúcar, a Casca do Arroz e os Resíduos Florestais como a poda de árvores e galhos secos de madeireiras.

As usinas de cana de açúcar fornecem o bagaço, o qual é uma das principais fontes energéticas de biomassa no Brasil. Geralmente o resíduo é utilizado em caldeiras para gerar energia. Em 2020 o crescimento esperado para o setor é mais de 19% em relação ao ano passado segundo a UNICA.


CIBIO 2020

Com a crescimento da biomassa desafios e obstáculos também fazem parte do processo. Para debater o atual cenário do setor no Brasil, a quinta edição do Congresso Internacional de Biomassa acontecerá em junho deste ano. Para mais informações sobre o evento o interessado pode acessar o site do evento pelo link: https://www.congressobiomassa.com/site/


Fonte: Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: