Certificação incentiva produção de energia através da biomassa

Image

Chamada de Selo Energia Verde, iniciativa visa aumentar produção renovável no país

A produção de energia limpa no Brasil vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento energético do país. Para incentivar a bioenergia, principalmente aquela gerada a partir da biomassa da cana de açúcar, um programa de certificação da bioeletricidade foi criado pela União das Indústrias de Cana de Açúcar (UNICA) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


O que é o Selo Energia Verde?

Criado há cinco anos, o Selo Energia Verde é uma certificação dada a usina de biomassa cujo o principal combustível é a biomassa e atenda os critérios de eficiência energética. O selo tem como finalidade demonstrar que a unidade produtora obtém uma parcela significativa de bioeletricidade certificada em sua atividade econômica e também adquirida no Ambiente de Contratação Livre (ACL).


Principais objetivos

O selo além da ÚNICA e da CCEE também recebe o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACELL).

Dentre os principais objetivos da certificação estão:

*A oferta ao mercado livre de energia a energia elétrica renovável
*Expansão da bioeletricidade e do próprio mercado livre


Usinas no Brasil e a Certificação

Ao todo o Brasil conta com 54 usinas produtoras de energia certificadas com o Selo Energia Verde. Juntas, a produção de energia gerada chega a 12,211GW. Cerca de 64% desta produção é enviada para o Sistema Interligado Nacional e o restante utilizado pelas próprias unidades geradoras.

A produção de energia limpa através da biomassa gerada atualmente no país evita que 4,1 milhões de toneladas de carbono sejam enviadas a atmosfera.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: