Densidade Básica da madeira foi analisado para a produção de bioenergia

Image

Estudo utilizou a espécie Banbusa Tuldoides para análise

A densidade básica é um dos principais parâmetros de qualidade da madeira para a produção de bioenergia. Apesar de importante, a característica também varia bastante devido as espécies, árvores e direções do desenvolvimento do plantio.

Para fortalecer a produção de colmos para geração de energia limpa, um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista em parceria com o Instituto de Pesquisa em Bioenergia e o Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (LABB), teve como objetivo determinar a densidade básica da planta afim de consolidá-lo como uma alternativa no cenário energético brasileiro.

Durante a pesquisa a espécie Bambusa Tuldoides foi utilizada para a realização de análises físicas e químicas e as normas da ABNT NBR 11941 – 2003 foram utilizadas durante o processo. Dentre os resultados esteve uma média das densidades básicas encontradas, as quais ultrapassaram o último estudo realizado sobre o assunto em 1987.

Os autores do projeto, assim como a pesquisa pode ser acessada através da Revista Biomassa BR, edição 37.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: