Qualidade dos biodieseis produzidos a partir do óleo de soja e gordura vegetal foram analisadas por pesquisadores

Image

Pesquisa analisou comportamento das amostras em relação ao processo de termodegradação

A produção de biocombustível no Brasil já é uma realidade e também uma alternativa importante para o meio ambiente. Mas assim como todos os produtos, o combustível renovável também passa por pesquisas e análises para saber sua procedência e qualidade todos os anos.

Uma avaliação do biodiesel criado a partir de soja e gordura animal e desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) destacou o comportamento das amostras em relação ao processo de termodegradação. O objetivo foi investigar as propriedades dos biodieseis e acompanhar a qualidade do produto durante o processo.

A estabilidade à degradação, segundo os pesquisadores, é uma das características mais importantes dos combustíveis visto que o processo leva em consideração a alteração das propriedades físicas e químicas do biocombustível.

Durante a pesquisa foram estudadas duas amostras sendo uma do biodiesel 100% derivado do óleo de soja e outra derivada com 50% de soja e 50% de gordura animal. Dentre os resultados obtidos ambos os biodieseis se mostraram eficazes ao processo de degradação. As amostras foram submetidas às análises de ponto de névoa, ponto de fluidez e também espectroscopia.

A pesquisa completa está disponível na edição 35 da Revista Biomassa BR e pode ser acessada de forma online através do site: https://issuu.com/revistabiomassabr/docs/revista_biomassa_br_ed_35_low



Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: