Fórum GD: A importância da especialização de mão de obra será tema de palestra no evento

Image

Assunto será debatido pelo especialista dr. Roberto Valer e tem como objetivo mostrar como a qualificação e certificação podem favorecer o setor

O crescimento da geração distribuída é algo real no Brasil e a produção já passa de 1GW de potência. Esse aumento também movimenta não só a fabricação de equipamentos, mas também a especialização de mão de obra uma vez que uma instalação realizada de forma correta permite que o sistema dure mais e evita acidentes graves com problemas elétricos.

Apesar de ser um assunto bastante importante e pertinente, a qualificação de profissionais na instalação de sistemas solares fotovoltaicos ainda não alcançou um patamar ideal nas empresas. A preocupação com esse tipo de assunto ainda é baixa e de acordo com o especialista e doutor Roberto Valer o motivo está na possível concorrência.

“Já conversei com muitos empresários e muitas vezes, eles não querem investir na capacitação da sua equipe instaladora por temor que seus trabalhadores virem amanhã seus concorrentes.” ressalta ele.

Valer explica que esse medo é comum, porém a falta de conhecimento e treinamento adequado pode interferir diretamente na qualidade do serviço já que muitas vezes precisa ser refeito, além de perder toda a garantia do equipamento por não seguir as recomendações do fabricante conforme o manual. Para o especialista o empresário precisa ver a capacitação dos profissionais como um investimento.

“Uma pessoa má qualificada vai demorar mais para fazer uma tarefa. Além disso, aumenta as chances de que tarefa seja refeita porque não foi feita corretamente na primeira vez. Uma pessoa má qualificada pode causar a perda de garantia ou causar danos nos componentes. E se o sistema pegar fogo? E se acontecer um vazamento de água de telhado porque a vedação não foi bem-feita? O que sai mais caro no fim das contas?” reforça ele.


Qualificação: A importância da certificação para testar conhecimento

Com o boom no mercado solar fotovoltaico para a geração distribuída, a qualificação se tornou ainda mais importante para o setor. Com a instalação de sistemas em alta, muitas empresas passaram a ministrar cursos, mas ainda sem um padrão devido. Valer explica que existem no mercado os mais variados tipos de cursos como online, presencial, alguns com duração de algumas horas e outros de semanas e até anos.

Com essa desorganização, o especialista acredita que ainda não é possível definir a qualidade dos cursos, uma vez que vai depender de quanto cada profissional já conhece sobre o setor. É então que a certificação passa a ser importante nesse processo, uma vez que ao passar por ela o aluno mostra se aprendeu o que tinha que aprender.


Tema será debatido durante o Fórum GD - Região Sudeste em março

A importância da qualificação e certificação de profissionais no setor GD estará entre os temas debatidos durante o Fórum GD - Região Sudeste no próximo mês. Valer será um dos palestrantes e pretende debater o tema com os participantes a fim de encontrar soluções para as más instalações e seus riscos para os empreendimentos do setor.

“Temos uma boa oferta de cursos de capacitação. Precisamos avançar no processo de certificação e conscientizar o mercado para valorize este diferencial. Também temos normas para fazer projetos com sistemas fotovoltaico e para fazer o comissionamento após a instalação do sistema evitando assim problemas prematuros. Mas se o mercado continua usando o preço como o único parâmetro para comprar um sistema, vamos ter problemas graves nos próximos anos. O fórum GD_ região Sudeste vai ser uma boa oportunidade para debater estes assuntos e sugerir algumas soluções para os desafios que temos na frente se queremos melhorar a qualidade das instalações” afirma ele.


Fonte: Portal Brasil Solar


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: