Fórum GD recebe Selo PRIMA - Mudanças Climáticas

Image

Certificação é dada as empresas e eventos que compensam as emissões de carbono colaborando com o meio ambiente

Voltado para o setor de Geração Distribuída, o Fórum GD - Fórum Regional de Geração Distribuída vem ultrapassando barreiras em prol do meio ambiente. Além de fomentar o mercado GD do país e contribuir para o bom desenvolvimento econômico, o evento também vem fazendo a sua parte em relação a compensação de emissões de carbono.

Recentemente o evento ganhou o selo Prima- Mudanças Climáticas, o qual tem como objetivo colaborar com a redução das emissões de carbono na atmosfera e divulgar para a sociedade as instituições que são exemplos de boas práticas a favor do meio ambiente.

A certificação é dada as empresas e eventos que permitem um estudo e cálculo seguro do que é necessário para garantir a compensação ambiental do carbono emitido. Ricardo Harduim, coordenador do projeto, destaca que o selo está incorporado no programa educação e consciência climática da instituição PRIMA Mata Atlântica e Sustentabilidade

O projeto consiste no cálculo das emissões de gases de efeito estufa pela empresa ou evento. Através dele é possível saber quantas toneladas foram emitidas e quantas árvores precisam ser plantadas para fazer a devida compensação ambiental.

Harduim explica que são necessárias 5 árvores para cada tonelada de emissão poluente. A compensação acontece através do plantio das árvores e também de sistemas solares fotovoltaicos. “Desenvolvemos um plano mesmo que mínimo de educação ambiental com os partícipes do projeto, por exemplo, no evento a gente entrega o título na abertura ou torna o título carbono zero e também oferece uma palestra ou mini curso no meio do evento para os participantes saberem o porquê, como e onde esse evento recebeu outorga carbono zero” destaca ele.

O Fórum GD possui a certificação carbono zero, o que é ressaltado para Harduim como um exemplo de cidadania planetária. “Nós vemos muito eventos no Brasil e fora do país que trata de temas como as mudanças climáticas, a crise climática, tratando no meio ambiente, de sustentabilidade, de energias renováveis, eventos importantes e sérios, mas que curiosamente e incoerentemente eles não compensam as emissões de carbono no seu próprio evento” explica ele.

O especialista complementa “Quando você tem a FRG que decide, que aceita, que toma a iniciativa de compensar as emissões de gás carbono nos eventos que ela realiza, isso sim é exemplo de cidadania planetária. Isso é uma empresa que realmente se compromete em aproximar a sua prática do seu discurso e é isso que a gente precisa”.

Caracterizado como fundamental por conta da necessidade do planeta em aderir mais ações voltadas para a sustentabilidade, o Fórum GD é visto como uma importante saída para diminuir a destruição ambiental. “Quando você promove um evento como este você reúne as pessoas pensantes, reúne os novos os novos projetos, as novas ideias em políticas públicas, democratiza a informação ambiental na área das energias renováveis. Tudo o que o planeta está precisando e que a sociedade planetária precisa hoje. Por isso a importância de um evento desse é enorme nesses tempos em que vivemos um retrocesso ambiental e que vivemos comprovadamente uma crise climática” finaliza Harduim.


Fonte: Portal Biomassa BR


Participe do Principal evento do setor GD com Fontes Renováveis da Região Sudeste no 1º semestre de 2020!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações gerais:
Data: 18 e 19 de março de 2020
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Site: http://www.forumgdsudeste.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: