Qualidade do carvão vegetal foi estudada a fim de contribuir com o setor renovável

Image

Pesquisa destaca que análise exploratória evita prejuízos econômicos e também melhora o controle de qualidade

O uso do carvão vegetal vem crescendo constantemente no Brasil, visto que além de uma boa alternativa sustentável, o produto também reduz o minério de ferro a partir do carbono e fornece energia para o sistema.

O Brasil é o único país que produz carvão vegetal em escala industrial e assim é responsável por mais ou menos 14% da produção mundial. As propriedades desse tipo de carvão variam bastante devido a qualidade da matéria-prima, o processo de carbonização e também as atividades relacionadas a sua movimentação.

Devido a essa variação, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, teve como principal objetivo caracterizar as propriedades do carvão vegetal utilizados em Forno RAC 700 para melhorar e incentivar o uso desse tipo de material no país.

Segundo o estudo o projeto para análise foi montada em uma empresa de bioenergia no estado de Minas e utilizou a metodologia de amostragem mecanizada. A pesquisa teve como foco solucionar possíveis prejuízos econômicos e também melhorar o controle de qualidade da empresa.

Entre os resultados foi observado uma relação negativa entre a granulometria média e teor de finos. Já em relação ao carbono fixo o teor encontrado foi positivo. Para os pesquisadores a análise exploratória dos dados permite a realização de interferências a respeito da qualidade do carvão em tipos de fornos industriais.

O estudo completo pode ser acessado na edição 39 online da Revista Biomassa BR.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: