Desempenho Operacional de equipamentos utilizados na picagem de biomassa florestal foi tema de estudo

Image

Análise foi criada para contribuir com o processo e favorecer a produção de energia limpa

O uso de biomassa para gerar energia vem se tornando uma alternativa importante para substituir o uso do combustível fóssil. Porém, assim como qualquer outro processo demanda planejamento tanto econômico como logístico para finalizar as ações.

Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) decidiu avaliar o desempenho operacional de um cavaqueador na picagem da biomassa energética a fim de contribuir com todo o processo e favorecer a produção de energia limpa através da biomassa florestal.

Como se sabe a biomassa florestal é composta de vários resíduos como fuste, casca, galhos e folhas. Esse tipo de material renovável contribui para a autossuficiência energética de vários segmentos como as indústrias. Um dos gargalos do setor está na logística para o transporte dos cavacos, onde o desempenho operacional do cavaqueador é essencial para otimizar as operações florestais.

O estudo desenvolvido pela Unicentro fez uma análise do cavaqueador operacional de biomassa energética na colheita de madeira em povoamentos de Pinus Taeda pertencentes a uma empresa florestal de Santa Catarina. Na ocasião, apesar da produtividade do equipamento se apresentar elevada a capacidade de produção foi baixa o que indicar a necessidade de melhoria no planejamento, principalmente no redimensionamento da frota de veículos.

A pesquisa completa pode ser acessada na versão online da Revista Biomassa BR- edição 38: https://issuu.com/revistabiomassabr/docs/revista_biomassa_br_ed_38_low .


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: