Mistura ternária em lodo de esgoto pode ser importante alternativa na produção de biogás

Image

ETEs estudam alternativa renovável afim de diminuir custos com energia

A produção de biogás através da digestão e codigestão anaeróbica vem se tornando cada vez mais atrativa para Estações de Tratamento do Esgoto (ETE) no Brasil. O alto custo para o gerenciamento dessas plataformas de forma tradicional é mais que 60% de todo os gastos gerados.

A inclusão do biogás, além de uma alternativa renovável permitiria que três pontos importantes fossem desenvolvidos dentro das estações como: segurança energética, impactos ambientais e a diminuição do custo de energia para o tratamento de águas residuais.

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Federal de São Paulo em parceria com o Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com o Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica (UFRJ) avaliou a codigestão anaeróbica de uma mistura ternária de lodo de esgoto com resíduos alimentares e glicerol bruto a fim de aumentar a produção de metano em ETEs.

Os testes aconteceram em dois digestores por 60 dias e a conclusão identificou que a mistura ternária contribuiu 12 vezes mais energeticamente do que o digestor com lodo puro. De acordo com a pesquisa a maior carga orgânica introduzida no biodigestor com a mistura proporcionou uma maior disponibilidade de produtos biodegradáveis e consequentemente maior produção de biogás.

A expectativa agora é que aos poucos as ETEs passem por modificados ao longo dos anos para que tanto o mercado de biogás como o meio ambiente sejam favorecidos com iniciativa.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: