Reflorestamento de espécies florestais de rápido crescimento vem permitindo o crescimento da Silvicultura no país

Image

Especialista destaca plantio da espécie Acácia Mangium como uma boa alternativa

A proibição do corte de florestas naturais no Brasil permitiu o crescimento da Silvicultura no país, onde a produção de madeiras de espécies florestais de rápido crescimento e ideais para o reflorestamento passaram a ganhar mercado e serem escolhidas pelas atividades agropecuárias.

De acordo com o engenheiro florestal e doutor em Silvicultura, Flávio Pereira Silva, o desenvolvimento socioeconômico em vários municípios do país é impulsionado pelo setor florestal, uma vez que o mesmo gera empregos e traz o interesse de novas indústrias de base florestal e a criação de novos plantios.

Silva ainda destaca o reflorestamento da espécie Acácia Mangium como uma importante alternativa. Desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, a semente da madeira passou por modernas tecnologias e apresenta características melhoradas, as quais permitem uma adaptação de cultivo em diferentes tipos de solos e climas.

Segundo o especialista a Acácia Mangium é vista como uma madeira de excelente qualidade e com grande valor comercial. A espécie florestal pode ser utilizada como biomassa para geração de energia, a produção de móveis, carvão vegetal entre outras funcionalidades.

Além de todo potencial energético, Silva ainda reforça que o reflorestamento da espécie permite também o consórcio com culturas agrícolas como feijão, milho, arroz, soja entre outras e também a pastagem, o que antecipa as receitas do agricultor.


Fonte: Portal Biomassa BR



O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: