Uso do extrato da casca da graviola foi bastante satisfatório como alternativa antioxidante do biodiesel

Image

Material foi objeto de estudo pela Unicentro

A produção de biocombustível no Brasil já é uma realidade e a expectativa é que a produção cresça ainda mais no próximo ano devido as novas políticas públicas como o programa RenovaBio, lançado pelo governo federal.

O Biodiesel é um dos biocombustíveis mais utilizados no país e geralmente é produzido a partir do óleo de soja, que por sua vez, é uma matéria prima de baixa estabilidade à oxidação o que leva a degradação do produto.

Para sanar o problema um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) testou um antioxidante natural para ser uma alternativa viável para prevenir ou retardar a degradação do biocombustível. O produto antioxidante utilizado pelos pesquisadores se trata do extrato da casca da graviola.

A pesquisa realizou testes com o biodiesel B100 e também com extratos neutros e alcalinos em três concentrações. De acordo com os pesquisadores os resultados do estudo mostram que a casca possui uma importante capacidade oxidante no biodiesel e pode ser utilizada como aditivo no biocombustível.

“O resíduo da graviola demonstra efeito antioxidante aumentando o tempo de indução do biodiesel, ultrapassando em alguns casos o limite o limite mínimo de 8 horas estabelecido pela norma ANP” destaca o estudo.

O estudo completo pode ser acessado na edição 39 da Revista Biomassa BR online.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: