Segurança energética é pilar importante para desenvolvimento econômico no Paraná

Image

Produção de fontes alternativas está sendo uma das saídas encontradas

A segurança energética é um dos pontos fundamentais para o crescimento da indústria e desenvolvimento econômico no Paraná. De acordo com o especialista Cícero Blay a indústria entende que senão tiver condições de acesso e segurança energética ela com certeza vai pagar o preço e isso permite então que ela colabore mais com os projetos energéticos no estado.

Para contribuir com esse crescimento a procura por alternativas renováveis vem crescendo a cada ano, o que fomenta a produção de biogás, biometano e biomassa no estado, uma vez que ele possui um potencial significativo na área devido a sua pecuária e sua estrutura de saneamento básico.

Blay destaca a existência da Rota Estratégica de Energia que conta com dados e observações de diversos especialistas. O observatório da indústria dentro da Federação das indústrias do estado do Paraná, por exemplo, conta com registros e dados importantes disponíveis para pesquisas voltados a área energética sustentável.

Dentre os fatores críticos de sucesso citados pela rota estratégica estão os ecossistemas de energia renováveis, as infraestruturas e as políticas de Estado. A conversa com o especialista na área é extremamente importante e é necessário criar espaços regionais com suprimentos necessários para suprir o setor energético do estado. “No setor elétrico, por exemplo, ou setor energético de uma forma geral você aprende algumas coisas que são cláusulas absolutas e parte importante. Não existe energia sem manutenção” reforça Blay.

Para solucionar questões de energia, a FIEP vem criando uma Cluster de energia que funciona como um arranjo produtivo local para fazer com que se estabeleça uma organização complexa e que se complementem em diversas especialidades. A expectativa é que o setor como um todo trabalhe em prol de energia no estado principalmente em questões renováveis.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 03 e 04 de junho em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: