Catalisador criado no Reino Unido converte biomassa em plástico

Image

Equipamento é considerado muito mais sustentável que os tradicionais


Um catalizador desenvolvido pela Universidade de Manchester, no Reino Unido visa converter a biomassa em fontes de combustível com eficiência alta, assim como criar novas oportunidades na fabricação de materiais renováveis.

Uma experiência desenvolvida no Laboratório Nacional Oak Ridge foi determinante na dinâmica química e comportamental de um catalisador de zeólita, que por sua vez é capaz de fornecer informações para maximizar o desempenho.

O catalisador otimizado foi chamado de NbAIS-1 e é capaz de converter matérias-primas derivadas de biomassa em olefinas leves, que são usadas na fabricação de plásticos e combustíveis líquidos. Na visão do especialista Longfei Lin, o processo dos catalisadores em geral são bastante complicada e precisam de de atenção. Os equipamentos para o petróleo apesar de úteis, causam impactos negativos ao meio ambiente já o novo catalisador a base de biomassa é muito mais sustentável segundo o especialista.

"Este novo catalisador converte diretamente compostos oxigenados brutos usando condições muito mais amenas e com significativamente menos energia e é mais ecológico" destaca ele.

Além dos benefícios sustentáveis, o especialista destaca agora que o catalisador também está sendo desenvolvido com um design mais específico. A pesquisa completa foi publicada pela revista Nature Materials.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2021 & 5ª EXPOBIOMASSA!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2021: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: