Qualidade do Carvão Vegetal utilizado por agricultores familiares foi estudada em SC

Image

Estudo está presente na última edição da Revista Biomassa BR

A produção de carvão vegetal no país é uma alternativa sustentável e bastante utilizada por agricultores familiares na região de Bigaçu, interior de Santa Catarina.

Um estudo desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) avaliou a qualidade da madeira e do carvão vegetal produzido no estado para uso domestico, visto que o mesmo não é muito estudado em relação ao carvão produzido para o uso industrial e é bastante utilizado pelos agricultores.

A pesquisa destaca que a madeira para a produção de carvão vegetal doméstico deve ser de alta qualidade para que a mesma tenha um resultado desejável. Dentre as características importantes para a madeira estão a alta massa específica aparente, alto teor de carbono fixo e poder calorífico, baixa umidade, baixo teor de materiais voláteis e cinzas.

Durante o estudo quatro espécies florestais foram analisadas, assim como o seu processo de carbonização. A conclusão destacou que todas as espécies apresentaram uma qualidade importante para o processo de carvão vegetal.

O estudo completo pode ser acessado na última edição da Revista Biomassa BR.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2021 & 5ª EXPOBIOMASSA!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2021: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: