Estudo sobre Carbonização Hidrotérmica ressalta importância do método no tratamento da biomassa florestal

Image

Material completo pode ser acessado na edição da Revista Biomassa BR online

Cada vez mais a inserção de fontes renováveis como a biomassa tem se tornado uma alternativa para suprir a demanda energética do mundo. A utilização do produto, por sua vez, também é bastante estudada para que a mesma ofereça todo seu potencial energético. Diversas formas são implementadas de biomassa atualmente para que além da demanda de energia, a mesma também reduza a acumulação de resíduos.

A transformação da biomassa em energia passa por tratamentos termoquímicos, bioquímicos e mecânicos e para fortalecer ainda mais esse processo, dentro do tratamento termoquímico, a chamada carbonização hidrotérmica (HTC), também conhecida como Torrefação úmida, vem sendo utilizada a fim de transformar a biomassa em um material homogêneo com maior densidade energética sem secagem preliminar. Apesar uma tecnologia inovadora, a HTC ainda é pouco utilizada, pois é bastante recente e ainda não conta com muitos estudos sobre elas.

O potencial da biomassa florestal no Brasil é grande e bastante diversidade. Para os especialistas a HTC poderá contribuir ainda mais para o setor, uma vez que o conhecimento das propriedades termoquímicas das biomassa é indispensável para entender seu potencial. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi desenvolvido sobre o assunto e utilizou os resíduos do café para análise.

Dentre as conclusões do estudo a carbonização hidrotérmica é vista com bons olhos e pode ser implementada para aumentar o potencial energético da biomassa, uma vez que a matéria prima é convertida em um produto de valor agregado. O estudo completo foi publicado na edição 46, a mais recente, da revista Biomassa BR e está disponível online através do site: https://issuu.com/revistabiomassabr/docs/revista_biomassa_br_ed_46_low


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2021 & 5ª EXPOBIOMASSA!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2021: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: