Biotecnologia pode ser alternativa importante na busca do desenvolvimento sustentável

Image

Estudo mostra cases de sucesso sobre o assunto e reforça importância de investimentos na área

A biotecnologia no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço diante da necessidade de encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico do país. O programa RenovaBio, o qual foi lançado em 2017, propõe o reconhecimento do papel estratégico de todos os tipos de combustíveis na oferta energética brasileira, o que inclui o uso da biomassa vegetal e também a revolução biotecnológica desde o plantio.

Pesquisadores do Programa de Prós-Graduação em Energia do Instituto de Energia e Ambiente da USP desenvolveram um estudo sobre como a biotecnologia possibilita a alta produtividade sustentável. Através de cases de sucesso, o estudo mostra vezes em que o país rompeu barreiras de inovação e as oportunidades que ele ainda conta para seguir avançando no setor.

O uso da biomasa vegetal esteve presente no cases apresentados pelo estudo, onde em um deles foi possível observar o melhoramento vegetal como a resistência de cultivares à incidência de broca e o outro a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio (FBN) para commodities brasileiras.

Dentre as conclusões do estudo estão questões direcionadas ao governo, onde o RenovaBio pode fazer diferença para o desenvolvimento do setor nos próximos anos com investimentos massivos em biotecnologia e também no desenvolvimento de tecnologias visando o melhoramento vegetal para variedades de interesse nacional mais resistentes e produtivas. "Desta forma, com maior produtividade e redução drástica da emissão de GEEs no ciclo produtivo de biomassa vegetal, o setor agro e sucroenergético serão capazes de atender as demandas do RenovaBio de forma sustentável e em conformidade com acordos internacionais firmados pelo país" ressalta o estudo.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra na edição 45 da Revista Biomassa BR aqui:
https://issuu.com/revistabiomassabr/docs/revista_biomassa_br_ed_45_low


Fonte: Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2021 & 5ª EXPOBIOMASSA!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2021: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: