Eficiência Energética do setor de Celulose Brasileiro foi estudada

Image

Artigo está disponível na edição 45 da Revista Biomassa BR

A necessidade de incluir energia renovável na matriz energética vem modificando o cenário global de eficiência energética, visto que a mesma conta com um papel relevante na transição para uma economia de baixo carbono.

No Brasil,  um estudo desenvolvido sobre o tema, decidiu analisar os ganhos da eficiência energética no setor de Papel e Celulose Brasileiro utilizando indicadores de intensidade energética do tipo econômico - termodinâmico.

O país é o quarto maior produtor de celulose e o sétimo produtor de papel do mundo, o que torna o setor um dos maiores consumidores de energia. O consumo energético específico é influenciado por diversos fatores como o tamanho da indústria e o grau de aproveitamento de rejeitos.

O uso de indicadores termo-dinâmicos destacaram ganhos de eficiência no setor. Três tipos de indicadores foram usados, sendo o voltado para a economia o mais destacado. O estudo também traz uma contribuição no despertar da questão socioambiental.

O artigo completo do estudo pode ser lido na edição 45 da Revista Biomassa BR. A versão online pode ser acessada através do site www.revistabiomassabr.com.

Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: