Estudos para aumentar a eficiencia do biogás estão sendo cada vez mais produzidos

Image

Mistura de residuos alimentares e glicerol bruto no logo de esgoto permitiu aumentar energia do biogás

A produção de biogás no Brasil vem sendo cada vez mais estudada para melhorar a produção e também aumentar as alternativas utilizadas durante o processo. Um estudo produzido pelo Instituto Federal de São Paulo acompanhou a produção de biogás a partir da codigestão de lodo de esgoto com resíduos alimentares e glicerol bruto.

A análise se deu em dois tipos de biodigestores, onde um levou a mistura e o outro somente lodo de esgoto. Durante o estudo o biodigestor com somente lodo apresentou maior instabilidade segundo os pesquisadores, porém em questão de massa e energia através da recuperação do metano o biodigestor com a mistura contribuiu 12 vezes mais energeticamente.

A resposta mais favorável energeticamente se deu pela acidificação
causada pela adição de glicerol bruto e resíduos alimentares ao lodo de esgoto. A carga orgânica criada com a mistura permitiu uma maior disponibilidade de produtos biológicos e biodegradáveis, ou seja, maior produção de biogás.

O estudo foi publicado na edição 40 da revista Biomassa BR. A versão online pode ser acessada através do site www.revistabiomassabr.com


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: