Necessidade da diversificação na matriz energética brasileira vem abrindo espaço para geração de biogás no campo

Image

Instalação de sistemas renováveis como biodigestores tem trazido retorno financeiro

A Geração Distribuída no campo trouxe oportunidade de geração de energia renovável e também um retorno financeiro visto que com a economia na conta de energia elétrica, o valor é aplicado em outras funções dentro da propriedade.

A necessidade na diversificação da matriz energética brasileira permitiu que sistemas tanto solares como de biomassa fossem instalados em propriedades rurais afim de estimular o potencial energético rural.

Atualmente algumas propriedades rurais em todo o país já contam com biodigestores, que por sua vez, são capazes de gerar energia limpa através de resíduos agrícolas, industriais e urbanos, transformando -os em biogás.

O biogás se dá pela degradação do material orgânico através de condições anaeróbicas. Ele se torna um combustível gasoso que pode ser usado tanto para gerar energia como em veículos movidos a biometano, por exemplo.

Além do bom retorno financeiro as propriedades rurais, a produção de biogás também já está sendo pensando em futuros tratores e máquinas de colheita sustentáveis, visto que o combustível para ambos os veículos também pode se tornar sustentável.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: