Gaseificação de biomassa pode ser bastante vantajosa

Image

Fonte está em crescimento no país

O Brasil conta com uma oferta interna de eletricidade com 80,4% renovável. A biomassa é a segunda maior fonte do país, sendo responsável por 8.2%.

Todo recurso orgânico pode ser utilizado como biomassa, sendo desde vegetais não lenhosos até madeiras, resíduos orgânicos e biofluídos.

Dentre as fontes mais escolhidas para geração de energia está a biomassa florestal, a qual conta com espécies importantes como o Eucalipto, que por sua vez conta com uma boa produtividade, qualidade da madeira e grande quantidade de espécies  que possibilita uma ampla distribuição ecológica.

A produção de eucalipto no país é bastante vasta com aproximadamente 3 milhões de hectares de florestas plantadas segundo um estudo desenvolvido pela UFV, sendo destes 1.6 milhões só em Minas Gerais.

A madeira é uma ótima alternativa sustentável já que sua transformação em combustíveis gasosos ou líquidos torna-a de fácil utilização em tecnologias já existentes.

O estudo desenvolvido pela UFV também destaca que a utilização da gaseificação como rota para transformação da biomassa em energia traz vantagens como, por exemplo, a adequação das tecnologias para gás combustível. Além disso também proporciona o armazenamento e transporte da biomassa mais eficiente visto que diminui a necessidade de espaços e cuidados extras.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: