Audiência Pública criada pelo Senado irá debater a produção de energia renovável no país

Image

Especialistas de diferentes associações do setor foram convidadas para participar

No próximo dia 31 de outubro a Comissão de Infraestrutura (CI), no Senado, realizará uma reunião para debater a possibilidade de geração, distribuição e taxação no setor solar fotovoltaico e outras fontes renováveis.

Para a ocasião foram convidados especialistas do setor como o diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Sinval Zaidan Gama; o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia; o diretor regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) de Minas Gerais, Walter Abreu; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Marcos Aurélio Madureira; e representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O crescimento da energia sustentável no país é significativo. Cerca de 80% da eletricidade no país é produzida de forma limpa sendo das águas, do vento e do sol. A audiência pública é uma iniciativa do senador Carlos Viana (PSD- MG), uma vez que ele acredita que alguns obstáculos ainda travam o desenvolvimento do setor.

“A energia solar parecia pronta para decolar no Brasil com a instalação de grandes usinas geradoras, mas esse processo está mais complicado do que parecia. Problemas como pesada carga tributária, falta de interesse e incentivo do governo, dificuldades de integração da geração com a distribuição e altos custos por causa da importação de componentes são apenas alguns pontos que retardam o crescimento deste setor”, destaca ele.

A reunião irá acontecer na sala 13 da ala Alexandre Costa.

Fonte: Portal Biomassa BR com informações da Agência Senado

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: