Biomassa lenhosa pode substituir combustíveis fósseis na geração de energia

Image

Estudo desenvolvido pela UFVJM destaca potenciais do Eucalipto

Um estudo desenvolvido pelo departamento de engenharia florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) analisou a equivalência energética da madeira de Eucaliptus para suprir a demanda de combustível fóssil atual.

A produção de energia a partir de madeira permite que o balanço em carbono proporcionado pelo sistema madeira- energia seja neutro pelo processo de fotossíntese.

Durante o estudo uma espécie específica de Eucaliptus foi escolhida para ser estudada, a chamada Cloezina. De acordo com os pesquisadores a espécie possui características físicas e químicas satisfatórias para o uso energético e produção de pellets. A casca tanto externa como interna da madeira contam com um grande valor calorífico.

De acordo com os pesquisadores o estudo desenvolvido analisou a equivalência energética de uma caldeira alimentada por combustível fóssil e outra por biomassa lenhosa. Dentre os resultados foi possível verificar parâmetros viáveis de substituição energética e bastante benéfica para o meio ambiente.

Além das questões energéticas, o estudo também destaca que a madeira analisada pode trazer diversos benefícios ambientais. A expectativa é que as economias ambientais priorizem cada vez mais a biomassa lenhosa para fins de geração de energia.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: