Utilização de pellets pode trazer sustentabilidade no processo de produção do tabaco

Image

Estudo destaca importância da biomassa florestal

A necessidade de um sistema produtivo mais sustentável vem sendo recorrente no Brasil. No Rio Grande do Sul os aspectos ambientais no uso de biomassa florestal na fumicultura (cultura do tabaco) já estão sendo estudados.

Vista como uma atividade de grande expressão econômica, a fumicultura necessita de um grande volume biomassa no processo de cura das folhas do tabaco, o que permite uma qualidade ambiental melhor já que o recurso é renovável.

Um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) destaca que a biomassa de origem florestal é favorável ao meio ambiente, pois é neutra em carbono, onde a sua queima é recuperada no crescimento das plantas.

A utilização de pellets na produção de tabaco foi bastante satisfatória segundo o estudo e o uso de queimadores específicos foram indicados pelos especialistas para um resultado ainda melhor na sustentabilidade na produção do tabaco.

A escolha dos pellets se deu por ser uma biomassa com baixo teor de umidade e com menor emissão de gases de acordo com as resoluções ambientais. Segundo os especialistas os pellets também proporcionam a criação de novos mercados para a atividade florestal e que agregam valor econômico.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: