Biogás gerado de discos de eucalitpo permite grande viabilidade técnica

Image

Estudo desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa destaca vantagens da gaseificação

O uso da gaseificação para transformação da biomassa em biocombustível foi experimentada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

Durante o estudo vantagens sobre o uso da gaseificação no processo de transformação foram detectadas e dentre elas estiveram a adequação a tecnologia já existente para o uso do gás combustível gerado, assim como o armazenamento e transporte mais eficiente em relação a biomassa sólida.

O experimento usou um gaseificador de biomassa de leito fixo de fluxo concorrente e a biomassa testada foi discos de eucalipto. A pesquisa levou em consideração a característica da biomassa tanto física como química. Foram analisadas propriedades como o teor de água e o poder calorífico superior e inferior.

De acordo com os pesquisadores a análise mostra que a gaseificação permite uma grande viabilidade técnica com a produção de um gás com um bom poder calorífico, o qual pode ser utilizado em aplicações energéticas. A biomassa é vista como uma grande alternativa sustentável para a produção de energia e sua transformação em combustível como o estudo mostra pode ser essencial para a redução das emissões de gases de efeito estufa.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: