Bioetanol produzido a partir de resíduos de frutas é testado no Pará

Image

Alternativa pode ser uma boa oportunidade econômica e ambiental

Os resíduos de frutas no Centro de Abastecimento da Capital (Ceasa) de Belém, no Pará estão sendo estudados para serem utilizados para gerar bioetanol.

Através de sua capacidade de combustão mais limpa, o bioetanol é uma das importantes alternativas para combater o aquecimento global.

A fermentação alcoólica para produção de etanol celulósico já é uma realidade e através dessa técnica um experimento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) utilizou os rejeitos de frutas para gerar o biocombustível.

Foram usadas frutas impróprias para o consumo durante o experimento como resíduos de maçãs, da espécie Mallus Communis, e também tangerinas citrus. Durante o processo foi possível destacar o potencial dos resíduos para a produção do biocombustível.

Um rendimento de 17.5% foi constatado durante o processo, o qual é bastante competitivo ao bioetanol gerado da cana de açúcar, mas sem precisar de todos os gastos causados pela infraestrutura e logística já que a biomassa foi retirada retirada do lixo do próprio Ceasa.

De acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Rhuan Carlos Martins Ribeiro, o projeto mostrou que frutas podem ser utilizadas como matéria-prima para a produção de bioetanol.

"A biomassa de frutas impróprias para o consumo humano utilizadas como matéria-prima para obtenção de bioetanol por meio do processo de fermentação alcoólica apresentou alta visibilidade econômica e significante potencial do ponto de vista ambiental para fins de aproveitamento de resíduos orgânicos" ressalta ele.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: