Áreas marginais em SP são estudadas para cultivo de cana-de-açúcar

Image

Análise destaca potencial do estado paulista para cultura sucroenergética

O cultivo de cana-de-açúcar para fins bioenergéticos é uma das alternativas para atingir as metas sustentáveis no Brasil. Diante do programa RenovaBio aprovado no último ano, a cultura sucroenergética precisa ser expandida e oportunidades estão sendo encontradas em áreas marginais de São Paulo, as quais são capazes de cultivar a cana para fins de biocombustíveis.

O estado paulista se destaca desde a época de colônia na produção de cana-de-açúcar. Atualmente o mesmo é líder no segmento e produz mais de 37 mil toneladas em cada safra. Apesar do bom cenário atual e as demandas futuras, a necessidade de investir ainda mais em plantações para atender as soluções biotecnológicas e cultura energética ainda existe.

Uma análise criada no Programa de Pós-Graduação em Energia, no Instituto de Energia e Ambiente da USP, destaca que São Paulo conta com mais de 42 mil áreas marginais, que se cultivados com cana-de-açúcar, produziriam cerca de 3,2 milhões de toneladas de biomassa anualmente. O estudo foi criado a partir de mapas de geoprocessamento.

“Apesar de ser o maior produtor de cana-de-açúcar no Brasil, o Estado de São Paulo ainda apresenta oportunidade real de expansão em áreas marginais visando atender demanda crescente de produção de biocombustível incentivadas pelo RenovaBio” ressalta Ícaro da Silva Misquita, um dos responsáveis pela análise.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: