Uso de microalgas para produção de biocombustível vem ganhando espaço no Brasil

Image

Cada vez mais estudos e análises estão sendo realizados para encontrar alternativas sustentáveis

A procura por combustíveis mais renováveis vem levantando o debate e a importância de se combater o uso de produtos fósseis, assim como a escassez de recursos energéticos no futuro.

O desenvolvimento de biocombustíveis de 3ª geração, aqueles obtidos a partir do cultivo de microalgas, vem ganhando espaço do Brasil devido a sua alta capacidade de armazenar lipídios em suas células, os quais depois são extraídos e transformados em biodiesel.

Recentemente o potencial de crescimento de biomassa microalgal foi avaliado por especialistas da Universidade Salvador (UNIFACS) e também da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Uma experiência a partir de águas residuais da estação de tratamento (ETE) de Salvador e do rio Camarajipe foi testada para alavancar ainda a produção.

De acordo com a Mestre em Energia e professora adjunta da UNIFACS, Lourena de Almeida Oliveira Cruz, as vantagens do uso de microalgas na produção de biocombustíveis está relacionada a efetividade na produtividade e também no uso inferior de água e espaço para cultivo, uma vez que ela não compete com o plantio alimentício.

“O uso de biomassa de microalgas para a produção de biocombustível é um processo que acarreta em uma baixa poluição do meio ambiente” reforça ela. “A utilização da microalga para geração de biocombustível é viável quando cultivada principalmente em efluente bruto, aliada tecnologias sustentáveis e métodos de fornecimento de nutrientes ao meio” completa.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: