Grimpas de Araucárias são estudadas para fortalecer setor de biomassa florestal em Santa Catarina

Image

Estudo mostra que a produção da biomassa acontece o ano todo e representa 23% do total

A produção de biomassa florestal a partir de grimpas de Araucárias, em Santa Catarina vem sendo estudada para fortalecer tanto o setor renovável como também para acabar com uma problemática que envolve a aspiração das grimpas pelo gado das propriedades rurais.

Um estudo desenvolvido no município catarinense de São José do Cerrito, o 7º maior produtor do estado na pecuária, mostra que a quantidade de biomassa liberada pelas Araucárias é de 23% da produção de biomassa florestal total, sendo os meses de janeiro e fevereiro os mais produtivos com 160Kg de grimpas recolhidas.

Geralmente a biomassa florestal é composta por galhos, folhas, sementes e cascas, porém as grimpas também estão sendo vistas agora como uma boa oportunidade dentro do setor para gerar energia limpa, além de melhorar a qualidade de saúde dos bovinos nas fazendas, os quais ao pastar acabam aspirando as grimpas e causando problemas respiratórios graves com risco de morte ou eutanásia.

As análises geradas pelo estudo mostram também que as condições climáticas interferem diretamente na umidade da biomassa, sendo os dias chuvosos com maior teor. A produção das grimpas varia ao longo do ano, sendo a primavera o período com menos produção e as árvores com diâmetros de 53 e 57 cm as que mais produzem grimpas.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: