Câmara de Deputados aprova projeto de lei que prevê licenciamento simplificado para usinas de biomassa

Image

Câmara de Deputados aprova projeto de lei que prevê licenciamento simplificado para usinas de biomassa

A Comissão de Minas e Energia aprovou está semana o projeto de lei (PL) que incentiva a exploração de fontes energéticas com baixo impacto ambiental. O projeto irá criar um procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e de centrais de geração a partir de fonte solar e de biomassa.

O PL é de autoria do deputado Augusto Coutinho, do partido Solidariedade –PE, e também do ex deputado Jorge Côrte Real e irá alterar a atual Lei 6.938/81, a qual é voltada Política Nacional do Meio Ambiente.

Durante a sessão que aprovou no novo projeto o relator da proposta, Benes Leocádio, do partido Republicanos-RN, apresentou uma emenda que concede isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para conversores elétricos e geradores de corrente alternada, independente da origem.

Além disso, Leocádio também ressaltou a importância do projeto de lei. “Em vista do baixo impacto ambiental dessas usinas, a simplificação processual para sua implantação é oportuna” destacou ele.

As usinas tanto centrais hidrelétricas, de biomassa e fotovoltaicas ficarão dispensadas da exigência de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), nos casos em que sejam considerados de baixo impacto ambiental.

A proposta agora será encaminhada agora para as comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: