Instalação de Caldeira de biomassa em fábrica na Nova Zelândia visa reduzir 20 mil toneladas de carbono por ano

Image

Iniciativa faz parte dos planos da Danone para se transformar em empresa totalmente neutra de carbono até 2021

Uma das fábricas da empresa de alimentos Danone localizada na Nova Zelândia receberá investimentos renováveis a base de biomassa. Com o objetivo reduzir as emissões de carbono na atmosfera, a unidade de Balclutha, na Ilha do Sul do país, contará com a instalação de uma nova caldeira de biomassa, a qual será capaz de evitar 20 mil toneladas de gases poluentes por ano.

O investimento orçado em 17,5 milhões de euros será a primeira etapa da Danone para se transformar em uma empresa totalmente neutra em carbono até 2021. A fábrica que receberá a caldeira atualmente é responsável por processar o leite cru que vem de 18 fazendas locais e transformá-lo em pó para ser utilizado em fórmulas infantis.

A caldeira de biomassa será utilizada no processo de pulverização, o qual terá uma economia de 85% no consumo de energia. Atualmente a empresa utiliza o gás e o carvão para esse processo, porém a entrada na caldeira de biomassa será uma iniciativa extremamente renovável e utilizará os resíduos florestais locais como combustível.

De acordo com o diretor de operações da Danone na Nova Zelândia, Cyril Marniquet, a empresa fomentará o mercado renovável no país. “A caldeira de biomassa da Danone na instalação de Balclutha será alimentada por subprodutos ou resíduos de atividades florestais que normalmente podem ser desperdiçadas. Esses subprodutos da produção de madeira, embora tradicionalmente descartados ou queimados, são fontes valiosas de calor, vapor e eletricidade quando usados em um sistema de caldeira de biomassa” ressaltou ele.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: