Projeto que produz energia através do biogás já está abastecendo prédios públicos no Paraná

Image

Iniciativa que foi criada pela Itaipu e o CIBiogás traz sustentabilidade e economia aos moradores de Entre Rios do Oeste

O projeto desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) já está abastecendo prédios públicos com energia renovável através do biogás na cidade de Entre Rios do Oeste, no Paraná.

A iniciativa começou a ser produzida em 2018 e previa gerar energia através dos dejetos dos suínos da região, a qual apesar de pequena conta com uma produção significativa chegando a mais de 150 suínos. A produção do biogás já começou a acontecer na região e parte do tratamento dos dejetos dos animais e a produção transformada em energia elétrica.

Atualmente o projeto trata cerca de 215 toneladas de dejetos por dia segundo o CIBiogás. Participam do projeto 18 propriedades rurais de Entre Rios do Oeste e o processo é bastante simples, onde o dejeto é depositado em biodigestores e lá a transformação da matéria prima começa acontecer se transformando em biometano. O gás é transportado para um gasoduto, o qual queima o material e o transforma em eletricidade.

O projeto criado na cidade é considerado inovador pelos especialistas uma vez que a energia produzida além de abastecer as propriedades também é vendida a prefeitura da cidade, está gerando recursos aos produtores. Em nota, o CIBiogás destaca que a energia produzida pelo biogás resulta em economia para a população da cidade, assim como também favorece o meio ambiente já que os dejetos são reaproveitados de uma maneira eficiente.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: