Abraceel apresenta estudo que mostra expansão de oferta de energia elétrica através do mercado livre

Image

Pesquisa ressalta crescimento de projetos voltados para fontes renováveis como a biomassa

Um estudo desenvolvido pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) mostra a boa participação do Mercado Livre de Energia na expansão da oferta de energia elétrica no Brasil. A pesquisa também reforça que a maior parte dos projetos de expansão são voltadas para fontes renováveis como usinas de biomassa, solar, eólica e também pequenas centrais hidrelétricas.

Atualmente 34% dos projetos desenvolvidos no parque gerador de energia e que estão em construção são destinados ao mercado livre e contam com investimentos orçados em 33 bilhões de reais segundo o estudo. De acordo com a Abraceel, a pesquisa foi baseada em dados oficiais oferecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e também pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

As fontes de expansão renováveis seguem a linha da política energética brasileira de incentivo as fontes limpas e também que envolvem as preocupações ambientais. Os dados destacam a melhoria nos sinais de preço no mercado livre, o desconto na TUSD para fontes incentivadas e as alternativas de financiamento em desenvolvimento no país.

A Abraceel apresentou o estudo ao Governo Federal na última semana através da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A ideia é discutir a expansão dos empreendimentos de geração para o mercado livre. O estudo aponta também para pontos em evolução, como a separação lastro e energia, a isonomia no acesso entre ACL/ACR e a possibilidade de venda de excedentes de geração distribuída no mercado livre.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: