Nova tecnologia traz aerogeradores mais compactos para a rede doméstica de energia

Image

Produção renovável por geração distribuída através do vento já é uma realidade no Brasil

A produção de energia renovável vem se adaptando ao mercado e oferecendo soluções cada vez mais inovadoras quando o assunto é a própria geração de energia. Além de sistemas de biogás, painéis solares, agora também o mercado conta com turbinas eólicas mais compactas para gerar energia através do vento.

Uma parceria firmada entre duas empresas catarinenses tem ofertado ao consumidor a possibilidade de gerar energia limpa com uma espécie de turbina compacta em formato de cata-vento. Instalado em locais abertos como telhados ou topo de prédios, por exemplo, o sistema gera energia através do vento e abastece casas, prédios ou pequenos comércios.

De acordo com os fabricantes, o sistema compacto gera uma economia de médio a longo prazo e o retorno do investimento acontece em cerca de três anos. O novo sistema conta com uma tecnologia desenvolvida na Ásia e tem um custo aproximado de 12 mil reais.

Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que os ventos são o segundo recurso mais utilizado no Brasil para a geração de energia elétrica e que ao todo o país conta com 601 parques eólicos de grande porte. Com a nova tecnologia agora a expectativa é que esse tipo de geração também cresça na rede doméstica.

A parceria firmada entre as empresas Tek Trade, de Balneário Camboriú (SC) e Sua Energia, de Itajaí (SC) visa modificar o cenário da geração eólica no país e consequentemente trazer sustentabilidade e economia aos consumidores brasileiros.


Fonte: Portal Biomassa BR
Foto: Divulgação

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: