Balanço de financiamento agropecuário demonstrou crescimento no crédito rural no último ano

Image

Programa do BNDES que incentiva sistemas de cogeração de energia e biocombustíveis foi um dos destaques

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura divulgou na última semana o Balanço de Financiamento Agropecuário da safra de 2018/2019, o qual demonstrou uma contratação de crédito rural de 176 bilhões de reais.

Os números tiveram como base os dados do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), do Banco Central. Entraram nessa análise também os programas de investimentos realizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os quais tiveram 15 bilhões de reais aplicados.

Dentre os programas do BNDES em destaque estão o Moderfrota, o qual visa a aquisição de máquinas agrícolas, o Moderagro, o qual visa investimentos em projetos de expansão da produtividade como obras, compra de produtos, industrialização e também o Prodecoop, que por sua vez, incentiva a modernização de sistemas produtivos e de comercialização como por exemplo, sistemas para cogeração de energia e também de biocombustíveis.

Segundo o balanço no programa Moderfrota foram financiados 8,8 bilhões de reais, já o Moderagro 857 milhões e o Prodecoop 1,36 bilhão. Outro programa citado pelo documento e que também faz parte do BNDES foi o PCA, o qual é voltado para a construção e ampliação de armazéns e apresentou um financiamento de 1,1 bilhão de reais.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: