Biomassa Florestal já é vista como substituta do gás natural em aquecimentos urbanos

Image

Holanda colocou em prática projeto que pretende abastecer 52 mil residências até 2020 somente com calor gerado a partir de fonte sustentável

O gás natural vem perdendo espaço para o aquecimento gerado a partir de biomassa na Holanda. De acordo com a empresa de energia com estratégia sustentável Eneco, cerca de 52 mil residências da província Utrecht já são abastecidas de maneira mais sustentável e acessível e a expectativa é que até 2050 todas as seis milhões de residências da Holanda sejam livres do gás.

Para alavancar a produção de biomassa e também a sua queima para geração de energia, a Holanda vem investindo em projetos de conexão a uma rede de calor que aceite não somente gás, mas também a produção vinda da biomassa florestal.

A produção de calor sustentável segundo a Eneco vem de pedaços de madeira e também aparas de madeira, os quais são resíduos retirados regularmente de parques e florestas da região. O projeto já instalado na província holandesa contou com a o apoio da associação habitacional Portaal, a qual pretende contribuir com a redução das emissões de CO2 na atmosfera.

Na visão da Eneco o aquecimento sustentável urbano precisa contar com o apoio dos municípios, associações de moradores para se tornar mais viável. A Portaal, por exemplo, contribuiu com a instalação do projeto na província e assinou um acordo para o fornecimento de calor mais sustentável.

O projeto em Utrecht ainda não está finalizado. A ideia é duplicar a rede de fornecimento de calor até o final de 2020. A expectativa é que 40% da produção de calor atual do aquecimento urbano na província seja mais sustentável.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: