Biorrefinaria criada pela UFPE reforça produção de biodiesel e também de biogás

Image

Projeto que antes funcionava como forma piloto foi inaugurada de forma experimental este mês

O desenvolvimento da biorrefinaria no Brasil vem encontrando espaço e garantindo mercado. No último mês, por exemplo, um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu inaugurar o projeto experimental de resíduos sólidos orgânicos (Berso) que já estava funcionando desde 2017 como piloto este mês.

A biorrefinaria produz atualmente cem litros de biodiesel por dia e a expectativa é que com a inauguração esse número aumente consideravelmente nos próximos anos permitindo uma economia ainda maior na instituição uma vez que o biodiesel produzido é utilizado em tratores nos Campus da universidade e também combustível para gerador de energia.

O biodiesel produzido pela Berso tem como matéria prima o óleo de fritura usado. A inauguração do projeto também permitiu a produção de biogás no local com a instalação de um biodigestor anaeróbico, o qual usa restos de alimentos produzidos na própria universidade. A produção de 160 metros cúbicos de biogás tem como meta permitir uma economia de 350 mil reais por ano pela instituição.

De acordo com a UFPE cerca de 11 toneladas de resíduos orgânicos por dia são produzidos e para diminuir os impactos dos aterros sanitários a instituição transforma parte da produção em biogás e também em compostagem. Com a inauguração do projeto este mês a expectativa é que a utilização seja ainda maior.


Desenvolvimento contínuo do conceito da biorrefinaria será tema do CIBIO 2019


Para fortalecer as iniciativas como da UFPE sobre biorrefinarias, o tema será um dos debatidos durante o 4º Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO2019) este ano, o qual acontece em junho durante os dias 25, 26 e 27 no centro de eventos Expotrade, em Curitiba, no Paraná. O tema faz parte da programação do segundo dia do evento e será palestrado pelo especialista José Roberto Pereira, da empresa Borregaard.

As inscrições para o evento ainda podem ser realizadas através do site www.congressobiomassa.com e toda a programação também acessada através do site.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/

DOPPSTADT https://doppstadt.de/en/

ENVIMAT http://envimat.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: