Usina de biomassa do Reino Unido já iniciou projeto para descarbonização de bioenergia

Image

Iniciativa pretende tornar a empresa negativa em relação a emissão de gases poluentes

O projeto de descarbonizar a Europa visa o desenvolvimento de ações sustentáveis para diminuir a dependência da indústria pelo combustível fóssil. Iniciativas já estão sendo criadas e um dos exemplos é a capturação do dióxido de carbono através de um armazenamento de bioenergia usado pela usina elétrica de Drax, no Reino Unido.

Considerado pioneiro no mundo, o projeto chamado de BECCS é um passo fundamental para a empresa que deseja se transformar totalmente negativa em relação a emissão de gases poluentes. A tecnologia desenvolvida pela Escola de Química da Universidade de Leeds e utilizada pela primeira vez pela usina é capaz de capturar e armazenar o carbono de bionergia.

Atualmente a Drax é abastecida com 70% de energia elétrica renovável, a qual utiliza pellets de madeira para produção de energia. Apesar ser considerada uma fonte limpa, a queima de pellets acaba emitindo CO2 no meio ambiente de forma reduzida ainda e com a intenção de resolver o problema a empresa criou o projeto de modo a alcançar a descarbonização a longo prazo.

O investimento usado pela usina foi de 400 mil libras. A tecnologia usa um solvente orgânico para capturar carbono dos gases de combustão da usina. O desenvolvimento da tecnologia pelos especialistas em conjunto com a Drax permitiu que o solvente fosse compatível com o gás de combustão da biomassa na estação. Juntos, a empresa e os pesquisadores concluíram um estudo em escala de laboratório sobre a viabilidade de reutilização dos absorvedores de dessulfuração de gases de combustão (FGD) na usina.

Dentre os planos da usina estão a captura 10.000 toneladas de CO2 por dia de cada uma das suas 4 unidades espalhadas pela Europa.


Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/

DOPPSTADT https://doppstadt.de/en/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: