Estudo voltado para o desenvolvimento da biotecnologia no Paraná foi lançado está semana

Image

Documento contém analise do setor do país e que envolvem transformações socioeconômicas e tecnológicas

Esta semana o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP) lançou o estudo Roadmap Biotecnologia 2031, o qual prevê o desenvolvimento de estratégias para o setor de biotecnologia do Paraná. A iniciativa foi lançada como meta do programa Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.

Visto como um planejamento estratégico para alavancar o setor, o estudo foi desenvolvido e apoiado por quatro instituições importantes como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz - Paraná), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)e também o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo analisou evoluções nos processos de biotecnologia e também as transformações socioeconômicas e tecnologias envolvidas. Questões voltadas para a economia, tecnologia, sociedade foram avaliadas e inseridas em acontecimentos voltados para a biotecnologia no estado.

Dentre os resultados encontrados pelo estudo foi possível destacar que a maior parte das atividades biotecnologicas do Brasil estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. O Paraná, por sua vez, aparece em quinto lugar no número de empresas voltadas para o setor, sendo 80% delas voltadas para a área alimentar.

Destacado pela sua importância, o estudo mostrou que precisa ser continuado ao longo dos anos, De acordo com as instituições envolvidas estão relacionados 24 fatores críticos e também 507 ações de futuro em questões de biotecnologia e voltados para temas como agronegócio, saúde e também meio ambiente.

Durante a cerimônia de lançamento do estudo no último dia 15 o diretor- presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, destacou que a biotecnologia é um segmento emergente da economia e seu desenvolvimento pode contribuir com a retomada da produção industrial. “O Tecpar está envolvido em oferecer oportunidades para o desenvolvimento da biotecnologia no Paraná. Estamos aqui com a Fiep e outras entidades parceiras no lançamento da rota estratégica que aponta indicativos e diretrizes para a ação, que vão integrar Tecpar, Fiocruz, Butantã e todos os outros centros e parque tecnológicos do Brasil” reforça ele.


Fonte: Portal Biomassa BR



O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/

DOPPSTADT https://doppstadt.de/en/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: