A importância do mercado de pellets para o desenvolvimento sustentável

Image

Otimização de processos e equipamentos estão entre os fatores que contribuem para o crescimento do setor

Considerado uma alternativa relevante para geração de energia limpa, os pellets produzidos em todo o mundo vêm encontrando espaço tanto na indústria como também para uso doméstico. Proveniente de resíduos florestais, o produto é 100% sustentável e permite a redução da emissão de gases de feito estufa na atmosfera.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Pellets de Madeira (ABIPEL) a utilização de pellets é favorável ao meio ambiente pois o produto é neutro em carbono e também derivado de resíduos de madeira que constituem um passivo ambiental.

A biomassa vegetal é aplicada no aquecimento comercial ou residencial de ambientes e também pode ser utilizada como combustível para a geração de energia elétrica por plantas industriais. Dentre as diversas aplicações estão fornos de padarias, fornos cerâmicos, aquecimento de estufas, oficinas de pintura de veículos, estufas de flores, secagem de grãos, calefação de moradias, aquecimento de água, entre outros.

Com a crescente preocupação sobre a sustentabilidade e também o uso de energias renováveis no mundo, o mercado de pellets vem buscado a otimização dos recursos naturais através do desenvolvimento de tecnologias capazes de fornecer equipamentos de qualidade, com alto potencial de economia por parte do consumidor e também mais inteligentes já que os sistemas de automação estão cada vez mais surpreendentes.

Caracterizados como pequenos granulados em formatos cilíndricos, os pellets possuem entre 6 e 8 milímetros de diâmetro e também de 4 a 40 milímetros de comprimento. Por seu alto potencial energético sustentável, o bioproduto traz economia para quem opta pelo seu uso.

Os pellets de madeira não produzem fumaça e também contam com uma fácil automatização e controle de combustão por ser padronizado. A compra e transporte do material também é facilitada já que o mesmo é encontrado em sacos de 15 Kg ou os chamados big bags.

Com a otimização das tecnologias, o mercado brasileiro já conta com várias opções de queimadores e aquecedores à pellets, o que proporciona ainda mais economia e qualidade na hora de gerar energia ou aquecer ambientes, por exemplo.

Os produtos podem ser encontrados de diversas formas como verticais, horizontais e destinados tanto para residências, como áreas comerciais e industriais. Além disso, os equipamentos atuais contam com recursos de automação inteligentes com programação horária, ciclos automáticos, monitoramento de falhas, sensores de temperatura entre outras funções.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/

DOPPSTADT https://doppstadt.de/en/



SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: