Pesquisa desenvolvida pela Unicamp encontrou fungo com alto potencial para gerar biocombustível

Image

Estudo trabalhou com análises no processo de hidrólise para a degradação de biomassa

O crescimento e a inovação do setor de biomassa do Brasil vêm sendo aderido cada vez mais pelas universidades brasileiras. As novas tecnologias e inovações fazem parte do contexto acadêmico e cada vez mais estudos e pesquisas que envolvem o setor são apresentados ao mercado renovável.

Um exemplo desse avanço é a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, a qual investiga os desafios para a produção de biocombustíveis de segunda geração. O estudo, o qual vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Unicamp em parceria com o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), trabalha com um fungo encontrado na Amazônia e que produz uma enzima com um alto potencial se misturada a um coquetel enzimático.

De acordo com os pesquisadores é muito difícil encontrar enzimas com um bom potencial para que, ao misturada ao coquetel enzimático, crie um processo de hidrólise de biomassa. O novo fungo encontrado na Amazônia pode ser uma alternativa bastante importante segundo eles, já que possui um potencial elevado e pode se tornar a enzima mais importante em um coquetel enzimático.

O processo de hidrólise faz com que as enzimas transforme a biomassa como bagaço ou palha da cana de açúcar em açúcares simples através da formatação, permitindo a partir daí a produção de biocombustíveis como o etanol. O fungo Trichoderma harzianum, poderá entrar para um dos potenciais do Brasil neste tipo de produção renovável.

A pesquisa foi norteada por diversas análises da estrutura da enzima produzida pelo fungo e segundo os pesquisadores modificações na estrutura da molécula foram responsáveis por encontrar uma solução e aumentar de forma considerável a eficiência em degradar a biomassa.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR



O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: