Especialista destaca as oportunidades que o programa Renovabio traz ao setor de biocombustíveis

Image

Firmado através de três pilares, o programa visa fomentar o mercado de combustível limpo no país

A produção de biocombustível no Brasil vem sendo debatida a cada ano para que o desenvolvimento do setor fique fortalecido. O programa Renovabio, criado pelo governo federal, tem como missão traçar estratégias para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis.

Na última edição do Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO 2018) o especialista de políticas públicas do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcos Carvalho Santana destacou que o programa é visto como uma grande oportunidade para o país uma vez que pode promover a segurança energética aproveitando as características dos biocombustíveis em descarbonizar o meio ambiente.

Santana destaca que o programa permitirá o desenvolvimento do setor fazendo o melhor ao meio ambiente. Segundo o especialista o Renovabio é firmado em três pilares onde o primeiro pilar é referente as metas, o segundo pilar será a certificação dos biocombustíveis e o terceiro pilar seria a emissão de um título financeiro pelo produtor de biocombustível capaz de ser lançado em bolsa.

No primeiro pilar segundo Santana o país terá uma meta de descarbonização, a qual pretende saber quanto o país quer melhorar e descarbonizar a sua matriz de combustíveis. Já o segundo pilar é voltado para a certificação dos biocombustíveis, onde será analisado cada produtor numa adesão voluntária e o mesmo poderá receber o certificado de biocombustível eficiente. O certificado será baseado na análise do ciclo de vida do combustível fornecido, desde os seus insumos até sua distribuição e comercialização.

O terceiro pilar, segundo Santana, será baseado em uma nota sobre a pegada de carbono que o combustível receberá durante a sua certificação. A nota é calculada através da quantidade de gases poluentes que podem deixar de ser emitido pelo uso daquele combustível e segundo ele quanto mais eficiente for o combustível maior será a nota, o que permitirá que o produtor emita um título financeiro que será comercializado em bolsa.

Na visão do especialista a emissão desse título será mais um produto que o produtor de biocombustível brasileiro irá ter no mercado, seja ele de pessoa física ou jurídica. Já as distribuidoras serão obrigadas a adquirir esse tipo de documento uma vez que possuem participação na comercialização de combustíveis fósseis.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: