Processo utilizado pela Embrapa Agroenergia é capaz de transformar biomassa em produtos de valor agregado

Image

Segundo o especialista através de fungos e bactérias os resíduos florestais podem ser transformados

O uso de biomassas vegetais para a geração de energia e de bioprodutos no Brasil vem sendo bastante estudada tanto por instituições de ensino, como empresas ligadas ao setor e também pela parte governamental do país.

A Embrapa Agroenergia (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma das que vem investindo neste tipo de material e fortalecendo o setor com seus projetos. De acordo com o coordenador de projetos da empresa, Felix Siqueira, dentre as biomassas trabalhadas pela Embrapa estão as de grãos, as florestais e também a geração de bioenergia e bicombustíveis através do etanol, biodiesel e também biogás.

A transformação dos resíduos em bioprodutos de valor agregado está entre os objetivos da empresa e para a isso são usados microorganismos como fungos, bactérias, leveduras a fim de modificar o material e deixá-lo apto a ser utilizado em outros tipos de indústrias como as têxteis, de alimentos e de nutrição animal, por exemplo.

Siqueira explica que o processo desenvolvido pela Embrapa Agroenergia se chama microbiano de desconstrução da biomassa, o qual nutre os microrganismos e transforma o material em um sub produto sustentável. Segundo o especialista essa ação é uma integração de cadeias produtivas. “Uma floresta gera vários tipos de produtos que são processados e tem os seus resíduos, que muitas vezes são passivos ambientais e o nosso trabalho de pesquisa está voltado em transformar essas biomassas de processos de florestas ou de processos de oleaginosas como o dendê e algodão por processos microbianos em produtos de valor agregado” explica ele.

Dentre os produtos desenvolvidos através desta matéria prima segundo o coordenador estão ácidos orgânicos e enzimas que podem ser utilizadas para a fabricação de etanol celulósico. Para Siqueira a missão da Embrapa Agroenergia é estabelecer parcerias com a iniciativa privada e fazer essas transformações.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: