Pellets de Eucalipto estão em fase de teste para serem comercializados fora do Brasil

Image

Estudo desenvolvido por especialista da USP encontrou solução para tornar produto apto ao mercado exterior que exige selo A4

A produção de pellets de biomassa no Brasil ainda está engatinhando em relação a sua exportação. De acordo com o especialista Javier Escobar, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) o maior gargalo do setor neste tipo de produção está na caracterização de biomassa, a qual sofre com a problemática dos inorgânicos e do cloro para produção em grande escala e também com o alto custo ocasionado pela utilização dos resíduos de pinus, que por sua vez não contém as problemáticas, mas conta com um preço extremamente alto.

Uma das saídas encontradas para tentar resolver o problema e viabilizar a produção em grande escala no país está no aproveitamento e na extração do cloro de materiais mais baratos como os resíduos de eucaliptos. Segundo Escobar a produção dedicada do eucalipto pode favorecer uma produção de biomassa florestal com custo inferior se comparado com a produção de pinus para pelletização e viabilizar uma produção florestal que ainda está parada para uso de pellets em grande escala.

Para Javier a solução na utilização do eucalipto está no processo de descloridificação do material, o qual foi estudado por ele e finalizado em sua tese em 2016. Segundo o especialista a patente para o processo já foi criada no país e a expectativa para o desenvolvimento desta área no Brasil é grande. “A patente que estabilizou e determinou o padrão já está chancelada em 148 países e isso já determina que há possibilidade de poder aplicar essa metodologia em escala industrial. Então a gente já está nesta etapa com alguns atores do setor industrial da lista de cimento que utilizam essa biomassa para fins energéticos e agora a adaptação de alguns empresários em investir em projetos de escala industrial para ser o primeiro em exportar pellets de eucalipto para a Europa com selo A1” ressaltou ele.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: