Toco do Eucalipto pode ser um subproduto florestal importante para a geração de energia a partir da biomassa

Image

Especialista destaca estudo desenvolvido sobre o tema e que mostra o potencial do produto

A produção de eucalipto para geração de energia a partir de biomassa é um dos temas que vem sendo bastante debatido pelos especialistas nos últimos anos. O potencial das florestas energéticas no Brasil é notável e a plantação de eucalipto está entre as árvores mais escolhidas para a produção deste tipo de energia.

De acordo com o prof. Saulo Guerra, coordenador do laboratório agroflorestal de biomassa e bioenergia da UNESP, a produção de energia a partir de florestas energéticas é cercada de segmentos e processos como as florestas de curta rotação, a mecanização da colheita entre outros. Dentre os temas debatidos pelo setor no último ano está a importância do toco do eucalipto, o qual é um produto importante da matriz florestal, mas acaba sendo um problema para as empresas quando é necessário fazer uma nova cultura.

Com base nesses problemas, Guerra destaca a produção de um estudo que foi produzido ao longo de três anos pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) sobre o toco e que mostra o potencial desta nova biomassa para o setor. Os pontos característicos do estudo tiveram como base as vantagens energéticas deste novo subproduto e os problemas que ele pode apresentar em sua utilização.

O estudo desenvolvido destacou que os tocos possuem uma baixa umidade e um alto poder calorífico, o que pode ter boas características para comercialização. Questões como a viabilidade econômica para a retirada do tronco, os equipamentos corretos e o tempo desta retirada também foram estudadas.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: